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Central de Ajuda Ajuda para Senhorios Como funciona a Flatio e porque vale a pena anunciar connosco Como funciona a Flatio?
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Como funciona a Flatio?

Flatio é a forma inteligente de alugar. Através da nossa plataforma online, fazemos corresponder inquilinos com imóveis disponíveis especialmente para alugueres mensais. Atualmente, a duração mínima de reserva possível é de 5 dias, enquanto a máxima não é limitada. Os senhorios têm sempre a opção de definir as suas próprias limitações da duração das reservas preferidas, de modo a obterem apenas reservas que correspondam às suas necessidades.

O processo de aluguer na Flatio começa com um senhorio a introduzir detalhes sobre uma propriedade que gostaria de alugar. A Flatio revê a listagem e depois apresenta-a na nossa plataforma. Agora os potenciais inquilinos podem vê-lo quando procuram uma acomodação.

Quando um potencial inquilino encontra um alojamento interessante, ele envia um pedido de reserva. O senhorio recebe um e-mail e uma mensagem de texto de notificação. O senhorio tem 24 horas para aceitar ou rejeitar o pedido, mas a Flatio recomenda que os senhorios tomem uma decisão o mais cedo possível. A razão é que os inquilinos podem enviar mais do que um pedido de cada vez e podem escolher uma lista alternativa se o seu outro pedido de reserva for aceite mais cedo.

Uma vez que o senhorio tenha aceite um pedido de reserva, o potencial inquilino tem 24 horas para preencher a documentação necessária. Para o fazer, devem assinar o contrato de arrendamento online, carregar uma cópia do seu documento de identificação, e submeter o primeiro pagamento da renda à Flatio. Se estas etapas não forem concluídas dentro do período de 24 horas, o senhorio tem o direito de cancelar a reserva e listar novamente o imóvel.

Uma vez cumprida toda a documentação, o contrato de arrendamento torna-se válido e vinculativo para ambas as partes, com todos os direitos e obrigações. Quaisquer alterações (por exemplo, adição ao contrato de arrendamento, extensão do contrato de arrendamento, ou rescisão do contrato de arrendamento) devem ser aprovadas por ambas as partes.

O contrato de arrendamento deve conter uma discriminação de todos os pagamentos de aluguer e as respectivas datas de vencimento. O inquilino transfere cada pagamento para a conta de cobrança Flatio, da qual é deduzida a taxa de comissão (a taxa de comissão actual é de 5% (+ IVA) para quartos privados e 7,5% (+ IVA) para imóveis inteiros). 

O restante é transferido para a conta bancária do senhorio no dia útil seguinte (excepto para o envio da primeira renda, como mencionado abaixo). Pode encontrar mais informações aqui.

Assim que o contrato de arrendamento for assinado e outros documentos estiverem concluídos, a Flatio partilhará as informações de contacto do senhorio e do inquilino para que estes possam organizar a entrega do alojamento. O horário padrão para a entrega é definido pelo senhorio para cada propriedade e está oficialmente declarado no contrato de arrendamento. No entanto, também é possível acordar uma alteração individual do horário, se necessário.

Durante a entrega, não se esqueça de preencher e assinar o Protocolo de Entrega e documentar o alojamento com fotografias. Três dias após o início do contrato de arrendamento, a Flatio envia automaticamente o primeiro aluguer ao senhorio.

Uma vez que muitas situações diferentes podem surgir durante um contrato de arrendamento, recomendamos que os senhorios estejam disponíveis no caso dos seus inquilinos precisarem de os contactar. Em qualquer caso, mesmo nos poucos casos em que é necessário rescindir um contrato de arrendamento e despejar um inquilino, a equipa de atendimento ao cliente da Flatio está à sua disposição todos os dias para orientar ambas as partes para uma solução.

Quando o contrato de arrendamento terminar e o seu inquilino se mudar, recomendamos-lhe que tome posse pessoalmente do alojamento. Desta forma, pode verificar imediatamente o alojamento, assinar o Protocolo de Aquisição juntamente com o arrendatário (incluindo o registo de todas as informações necessárias, por exemplo, danos e sua compensação) e documentar o estado do alojamento com fotografias. Pode ler mais sobre como lidar com situações problemáticas neste artigo.

Após o fim da estadia, pedimos-lhe que escreva uma avaliação do inquilino e, se necessário, atualize os dados na sua listagem de imóveis.

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