Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa
Central de Ajuda Ajuda para Senhorios Coronavirus vs. Flatio Política de Cancelamento em caso de restrições causadas pelo COVID-19
Categorias

Política de Cancelamento em caso de restrições causadas pelo COVID-19

NOTA: Esta política foi aplicável de março de 2020 a março de 2022. Uma vez que a situação atual não requer mais condições especiais, apenas a política de cancelamento padrão pode ser aplicada ao cancelar um contrato de arrendamento válido.


Devido a muitas incertezas a respeito das restrições do COVID-19 que diferem em todo o mundo e sofrem alterações frequentemente, decidimos especificar a aplicação prática da política de cancelamento no caso de restrições da COVID-19 (chamada "política de cancelamento COVID").

A política de cancelamento padrão da Flatio permanece válida e fica ao critério do inquilino qual o procedimento (padrão ou COVID) a escolher de acordo com a sua situação.

O inquilino tem o direito de aplicar a política de cancelamento COVID apenas se:

  • A área (onde a propriedade está localizada) está em confinamento e o inquilino não tem permissão para entrar na área.
  • O país da sua próxima estadia tem as está em confinamento e o inquilino não está autorizado a passar as fronteiras (não pode entrar no país.)
  • O inquilino está em quarentena, mandatada por uma organização governamental
  • O país onde o inquilino se encontra está em confinamento e não pode atravessar as fronteiras (não pode deixar o país.)

A política de cancelamento apenas pode ser usada pelos inquilinos após a assinatura do contrato de arrendamento e o pagamento da primeira renda.

Se o inquilino estiver em processo de assinatura do contrato de arrendamento e alguma destas situações já tiver ocorrido, ele não tem o direito de usar a política de cancelamento pelo COVID.

O direito à política de cancelamento COVID deve ser comprovado por declaração de compromisso de honra (download aqui).

O inquilino deve entregar esta declaração ao proprietário através do sistema de mensagens da Flatio.

Em todas as outras circunstâncias, apenas a política de cancelamento padrão pode ser usada.

A primeira renda

Tecnicamente, o contrato de arrendamento com o inquilino ainda é válido no momento das restrições pelo COVID, mas o inquilino (por motivos de força maior) não se pode mudar para a propriedade na data acordada. Assim, a primeira renda é guardada numa conta bancária especial da Flatio até que:

  • As circunstâncias alteraram-se e o inquilino pode mudar-se. Não será cobrada nenhuma renda ao inquilino durante o período em que não pôde utilizar a propriedade e o calendário de pagamentos será atualizado com base na nova data de check-in. A data de check-out irá manter-se inalterada até que chegue ao acordo com o inquilino sobre esta alteração.
    • A primeira renda será enviada para o senhorio depois de o inquilino de facto se mudar.
  • O contrato de arrendamento expire se as restrições continuarem e o inquilino não se puder mudar por motivos de força maior.
    • A primeira renda será reembolsada integralmente ao inquilino nos 30 dias úteis após o término do contrato de arrendamento.
  • O senhorio e o inquilino decidam rescindir o contrato em condições que ambos concordem (rescisão do contrato de arrendamento por mútuo acordo)
    • A primeira renda será dividida entre o senhorio e o inquilino, de acordo com a decisão mútua que façam no período de 45 dias úteis após o término do Contrato de Arrendamento. Lembre-se que o inquilino pode ainda cancelar o Contrato de Arrendamento usando a política de cancelamento padrão.

A Comissão

Não será cobrada nenhuma taxa ao senhorio até que o inquilino se mude. Em caso de rescisão do contrato de arrendamento por mútuo acordo antes da mudança do inquilino, será cobrada ao senhorio a taxa de comissão referente a primeira renda.