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Central de Ajuda Ajuda para Senhorios Como definir os preços Como funciona o pagamento e a liquidação do depósito?
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Como funciona o pagamento e a liquidação do depósito?

Os(as) senhorios(as) da Flatio não podem exigir uma caução para estadias inferiores a 180 dias (6 meses). Para estadias superiores a 180 dias, o(a) senhorio(a) pode decide se exige ou não uma caução. (Existem excepções em certas regiões de alguns países, como em Espanha, onde a legislação local exige que os(as) senhorios(as) cobrem uma caução, independentemente da duração da estadia. Nesses casos, pode ser cobrada uma caução mesmo para estadias de curta duração).

No entanto, para lhe dar paz de espírito e proporcionar-lhe uma possível compensação financeira em caso de danos na sua propriedade, oferecemos uma cobertura gratuita do Rental Insurance - Powered by AXA a todas as reservas que não exijam caução. Esta cobertura vai muito além da cobertura padrão, uma vez que também inclui serviços de assistência e proteção jurídica, juntamente com um apoio online 24/7 da AXA Assistance.

Tenha em atenção que as reservas que exigem o pagamento de caução não podem ser cobertas pelo Rental Insurance e a caução será a única cobertura em caso de problemas.

Se pedir uma caução, tenha em atenção o seguinte:

Pagamento da caução

Se a caução clássica (reembolsável) for devidamente estabelecida na aplicação web My Rentals e o inquilino(a) criar então um pedido de reserva ao qual se aplica a caução estabelecida, o inquilino(a) deve transferi-la para a conta bancária da Flatio até à data de início do contrato de arrendamento (ou seja, a data em que o inquilino(a) fará a entrada, de acordo com o contrato assinado).

A caução é então enviada da conta bancária Flatio para a sua conta na sua totalidade no mesmo dia em que é enviado a primeira renda.

Nota: Uma caução reembolsável não está sujeita à taxa de comissão Flatio.

Em qualquer caso, recomendamos não só confiar na recolha de uma caução clássica (reembolsável), mas também não esquecer de assinar os protocolos de entrega e de tomada de posse, bem como tirar fotografias do alojamento desde o momento em que foi entregue ao inquilino(a) e retomado do mesmo. Estes documentos ajudá-lo-ão a evitar possíveis mal-entendidos.

Se a caução não for paga até à data de vencimento (data de entrada em vigor de acordo com o contrato de arrendamento assinado), os senhorios(as) têm o direito de rescindir o arrendamento por violação grave sem penalização. E esta é exatamente a nossa recomendação.

Como funciona o processo de liquidação do depósito?

Embora esperemos que a caução seja totalmente reembolsável na maioria dos casos, poderá, evidentemente, ter de utilizar uma parte da caução para cobrir as despesas incorridas. A caução reembolsável pode ser utilizada para cobrir despesas dentro dos limites dos regulamentos legais, ou seja, pagamento de renda(s) não paga(s) ou danos no alojamento (não para serviços de limpeza).

O depósito reembolsável também pode ser utilizado para pagamentos insuficientes nas contas de energia. Note-se, contudo, que os preços de aluguer da Flatio são finais, incluindo os encargos energéticos, e que, de acordo com o contrato de arrendamento, 15% do preço da renda é reservado para encargos de serviços públicos. Por conseguinte, se o consumo do inquilino(a) não exceder o montante especificado, não é possível reclamar os pagamentos em falta efectuados na fatura de energia a partir da caução reembolsável (o inquilino(a) pagou as taxas de energia como parte da renda paga).

Independentemente de devolver a caução na totalidade ou de pretender utilizar parte dela para cobrir custos incorridos, recomendamos que forneça ao inquilino(a) um documento escrito que indique o seguinte:

  • o montante da caução reembolsável paga
  • todas as despesas para as quais planeia utilizar a caução (incluindo documentos comprovativos tais como cópias de recibos de pagamento ou faturas de energia), juntamente com os montantes exatos para cada despesa)
  • o montante da caução que será devolvido ao inquilino(a) e o método de pagamento pelo qual o montante especificado será devolvido (dinheiro ou transferência bancária). (Em caso de transferência bancária, o número da conta deve ser incluído).

Para facilitar o seu trabalho, criámos um modelo de documento para si, que pode encontrar na aplicação My Rentals (O Meu Perfil - > Documentos -> Liquidação da caução).

Liquidação da caução

Após o fim do contrato de arrendamento, é necessário enviar ao inquilino um documento de liquidação do depósito que reflicta os encargos do depósito, de preferência através da secção Mensagens na aplicação Os meus alugueres. (Pode encontrar um modelo de documento na secção "Documentos" do seu perfil).

Se não for necessário cobrir quaisquer custos adicionais, é obrigado a reembolsar o depósito no prazo de 14 dias após a saída do inquilino. O período de reembolso só pode ser prolongado se existirem custos adicionais e for necessário algum tempo para obter informações sobre os custos exactos (por exemplo, uma fatura de uma reparação).

Uma vez que o pagamento da caução é processado completamente fora da Flatio, deve acordar com o(a) inquilino(a) a forma como a caução lhe será devolvida (em dinheiro ou por transferência bancária para a conta do(a) inquilino(a)) no todo ou em parte (dependendo se houve danos na propriedade) e efetuar o pagamento. Tenha em atenção que, se optar pela transferência bancária em vez do pagamento em dinheiro, terá de pedir os dados da conta ao(à) inquilino(a).

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