Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa
Central de Ajuda Ajuda para Senhorios Entrada e saída do inquilino O que devo fazer ao entregar a minha propriedade a um inquilino?
Categorias

O que devo fazer ao entregar a minha propriedade a um inquilino?

Antes da entrega da propriedade

É muito importante que faça o seguinte antes de entregar o seu apartamento a um inquilino:

Compare as informações adicionados ao contrato de arrendamento com as informações do documento de identificação do Inquilino

Reveja rapidamente o contrato de arrendamento e o documento de identificação do inquilino na aplicação Os Meus Arrendamentos.

  1. Selecione o inquilino na secção Inquilinos em Os Meus Arrendamentos.
  2. No menu abaixo do nome do inquilino, selecione o separador Contratos.
  3. Clique no botão Detalhe para ver os detalhes do contrato de arrendamento.
  4. Em Documentos e assinaturas exigidos, pode ver os contratos de arrendamento (e quaisquer alterações) e o documento de identificação.
  5. Clique em Mostrar.

Verifique se a primeira renda foi paga

Aconselhamos aos senhorios que apenas permitam que o inquilino se mude se tiver pago a renda do primeiro mês. Se decidir permitir a mudança de um inquilino, sem a confirmação de que a primeira renda foi paga, é por sua própria conta e risco. Veja se o inquilino pagou ou não em Os Meus Arrendamentos.

  1. Selecione o inquilino na secção Inquilinos em Os Meus Arrendamentos.
  2. No menu abaixo do nome do inquilino, selecione o separador Arrendamentos.
  3. No bloco Pagamentos do Contrato XXXXXXXX, localize o item 1. pagamento da renda e o seu estado.

Verifique as condições da sua propriedade e dos seus equipamentos

Preste muita atenção a esta etapa!

A Flatio garante aos inquilinos que, quando eles se mudam para uma propriedade anunciada na Flatio, o estado real do apartamento corresponderá às fotografias e à descrição que incluiu no anúncio. A sua propriedade deve ter todos os equipamentos exigidos e listados. Se a propriedade não corresponder, de facto, ao que colocou no anúncio da Flatio, o inquilino tem o direito de rescindir o contrato.

Em particular, recomendamos que verifique se o apartamento tem toalhas e roupa de cama limpas, se a Internet funciona e se todos os electrodomésticos e lâmpadas estão a funcionar bem.

Entrega da propriedade 

Defina os termos do encontro com o inquilino

tempo padrão para a entrega é definido pelo senhorio para cada propriedade e está sempre oficialmente declarado no contrato. No entanto, também é possível acordar uma alteração individual do horário, se necessário.

Por favor, note que se deseja entregar a habitação em um dia diferente do início do contrato, precisará criar uma alteração geral no contrato de arrendamento (ou notar a mudança abrindo, modificando e assinando novamente o contrato de arrendamento).

Assine o protocolo de entrada

Quando encontrar o seu inquilino pessoalmente para entregar a propriedade, deve assinar o protocolo de entrada. O protocolo pode ser encontrado na aplicação Os Meus Arrendamentos.

  1. Clique no seu nome no canto superior direito e vá para a secção Documentos em O Meu Perfil.
  2. Selecione um dos protocolos de entrada (está disponível em vários idiomas) no ficheiro de protocolos de entrada e saída.

Imprima o protocolo, preencha-o e assine-o com o inquilino.

Peça ao inquilino para nos notificar de que a entrega da propriedade foi concluída

Ao entregar o alojamento, registe o seu estado com fotografias.

Com efeito imediato, para todas as reservas criadas depois de 12 de Janeiro de 2023, a primeira renda é enviada 48 horas após a data de mudança (no 3º dia após o início do aluguer). Note que para todas as reservas efectuadas antes desta data, o primeiro pagamento da renda será enviado ao senhorio 7 dias após o início do contrato de arrendamento.

Se desejar receber a primeira renda ainda mais cedo, pode pedir ao inquilino para escrever à nossa equipa de Customer Care em [email protected] e confirmar uma "mudança sem problemas".

Isto significa que o inquilino confirma que o imóvel está conforme descrito na lista, que não existem problemas de maior com o imóvel, e que este permanecerá no imóvel.

Se recebermos tal mensagem do inquilino, transferiremos a primeira renda para a sua conta no dia útil seguinte.

Esse artigo foi útil?