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Central de Ajuda Ajuda para Senhorios Entrada e saída do inquilino O que é a Garantia de Cobertura de Danos e como me posso qualificar para ela?
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O que é a Garantia de Cobertura de Danos e como me posso qualificar para ela?

A Flatio sabe que a sua propriedade é valiosa. Também sabemos que, sem pedir caução, pode ser arriscado arrendar a sua propriedade a estranhos. É por isso que realizamos verificações de antecedentes, sempre que possível, dos potenciais inquilinos e tentamos conectá-lo apenas com pessoas sérias e confiáveis.

É também por isso que criamos a Garantia de Cobertura de Danos da Flatio (DCG), que se destina a cobrir possíveis despesas ou acidentes inesperados de até 10.000 Euros que ocorram durante a estadia de um inquilino. No entanto, esta garantia não é um seguro, nem é uma substituição de um seguro.

IMPORTANTE! A Garantia de Cobertura de Danos não pode ser usada para as reservas com mais de 180 dias e que são cobertas por uma caução (reembolsável) de acordo com as definições da sua oferta na aplicação Os Meus Arrendamentos  - a caução substitui totalmente a Garantia de Cobertura de Danos da Flatio. Leia mais sobre a opção de escolher uma caução aqui.

Termos da Garantia de Cobertura de Danos

Para reivindicar danos da Garantia de Cobertura de Danos, as seguintes condições devem ser atendidas:

  • Deve ser comunicado o mais rápido possível, ou seja, dentro de um dia após a retoma da propriedade.
  • Deve fornecer prova dos danos e valor dos danos à Flatio no prazo de uma semana após o término do contrato de arrendamento. Em particular, precisamos da documentação (protocolo de entrada e protocolo de saída) preenchida e assinada por ambas as partes, assim como fotografias da moradia no momento da entrada e saída do inquilino.
  • Deve provar que enviou ao inquilino um pedido de indemnização.

Todos os materiais que nos enviar devem descrever de forma comprovada as condições da propriedade antes e depois do dano ocorrido, bem como especificar os custos que são necessários para repor as condições anteriores ao dano ocorrido.

Caso a nossa equipa de avaliação considere que esta prova não é suficiente, a Flatio pode solicitar o prolongamento da documentação fornecida ou mesmo uma visita pessoal ao imóvel.

Observe que a Garantia de Cobertura de Danos também exige que o senhorio pague uma contribuição de até 200€ do dano real comprovado, mas não mais de 25% do dano comprovado. Assim, se o dano comprovado for de 500€, o senhorio contribuirá apenas com 125€. Se for de 2000€, o senhorio contribuirá com 200€. 

Exceções

A garantia de cobertura de danos da Flatio não se aplica aos seguintes casos:

  • Danos ou perda de objetos de valor, obras de arte ou dinheiro
  • Desgaste causado pelo uso normal
  • Rendas ou contas em atraso
  • Danos que podem ser pagos pelo seguro da propriedade.
  • Danos causados por um inquilino com o qual não rescindiu imediatamente o contrato de arrendamento, apesar de ter a nossa recomendação por escrito.

Quanto tempo demora a reivindicação da Garantia de Cobertura de Danos?

Na maioria dos casos, tentamos lidar com os pedidos de Garantia de Cobertura de Danos da Flatio no prazo de 14 dias. No entanto, este período pode ser estendido dependendo da qualidade e integridade dos documentos que nos enviar, o valor dos danos e a cooperação (ou resposta) do inquilino.

O que acontece quando o dinheiro é pago?

Depois de os danos comprovados pela Garantia de Cobertura de Danos serem pagos, é assinada uma procuração para que possamos começar a arranjar os danos. Isto conclui o processo para si.