Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa

5 dicas para senhorios e gestores de propriedades

19. Agosto 2021 · 2 minutos
Se está a iniciar a sua jornada como senhorio ou gestor de propriedade pode considerar todo o processo um tanto ou quanto desafiante. Desde preparar o imóvel para arrendar até encontrar e manter bons inquilinos, existem muitos aspetos a serem considerados. Para ajudá-lo, partilhamos neste artigo algumas dicas.

1. Trate o arrendamento como um negócio


Gerir arrendamentos pode não ser o seu trabalho principal, mas não deixa de ser um negócio e uma fonte de rendimento extra. Para ter sucesso é importante estar atento e cumprir as leis nacionais e locais. Os investimentos imobiliários e de arrendamento são bastante regulamentados, portanto dedique algum tempo a pesquisar e entender bem como tudo funciona antes de iniciar o negócio.

É igualmente importante proteger-se de possíveis acidentes ou reivindicações de responsabilidade: pode fazê-lo através de um seguro para senhorios, o que garantirá a sua proteção em eventuais aberturas de processo, caso o inquilino sofra danos, no caso de um acidente, ou sofra perdas significativas por roubo, durante a estadia na propriedade. É fundamental organizar-se para prevenir problemas antes que eles aconteçam.

Mantenha a propriedade em boas condições. Antes de arrendar, verifique se o imóvel é um lugar seguro para morar. Vale a pena investir para garantir que tudo funciona na perfeição. Tenha profissionais especializados, de confiança, a trabalhar consigo para oferecer suporte em caso de problemas com a canalização, eletricidade, entre outros.

2. Aposte em plataformas de arrendamento online


Uma grande parte dos inquilinos procura arrendar na internet, o que significa que a forma mais eficaz de encontrar inquilinos é aderindo a plataformas de arrendamento online. Pode anunciar as suas propriedades em sites como a Flatio, que oferece um contrato de arrendamento simplificado e garantias que protegem inquilinos e senhorios.

Ao aderir a estas plataformas, é muito importante dedicar algum tempo a criar anúncios atraentes e completos. Certifique-se que adiciona o máximo de informação. Destaque os principais benefícios da sua propriedade e a localização. Adicione fotografias de boa qualidade e sempre que possível adicione também a opção do inquilino fazer uma visita virtual pelo imóvel.

3. Defina um preço justo para o arrendamento


Pesquise e conheça o seu mercado para poder definir um valor justo para o arrendamento. Contabilize as despesas fixas e estimadas para poder garantir o lucro do seu negócio.

4. Escolha e mantenha bons inquilinos


Sabemos que preparar um imóvel para arrendamento, encontrar um inquilino, tratar do contrato e todos os trâmites até que tudo esteja oficialmente confirmado, leva tempo. Tempo, e energia que deve investir em todas as etapas deste processo.

Por isso faz sentido ter muito cuidado na hora de arrendar para garantir a qualidade dos inquilinos. Repetir este processo constantemente pode ser cansativo, portanto a melhor maneira de poupar tempo e dinheiro é manter os bons inquilinos por um longo período.

Se tem um inquilino que paga a renda a horas e cuida bem da propriedade, faça a sua parte também para que o relacionamento seja duradouro e ambas as partes sejam beneficiadas. Com as dicas e ferramentas certas, a vida do senhorio e do gestor de propriedade não será difícil.

Junte-se a centenas de senhorios que estão satisfeitos com a nossa plataforma! Tudo é feito online na Flatio, assim terá mais tempo e menos preocupações.

Partilhe este artigo: