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Uma mensagem do nosso CEO

7. Julho 2021 · 3 minutos

Olá a todos,

Hoje temos algumas notícias que esperávamos nunca ter que partilhar. Nos últimos dois meses, a nossa equipa foi informada de uma fraude efectuada por uma pessoa que fingia ser um consultor da Flatio no Idealista - um site de anúncios de propriedades classificadas. Até o momento, foram reportados 30 casos de fraude, principalmente em Portugal. De acordo com as nossas informações, o responsável engana os utilizadores do Idealista, tentando que façam pagamentos para arrendamentos de propriedades que não existem.

Adicionalmente, o responsável usa o logo da Flatio e uma fatura falsa nas suas tentativas. Felizmente, algumas das vítimas alertaram-nos sobre o esquema e uma investigação criminal já está em curso. Embora a situação esteja totalmente fora do controlo da Flatio, levamos esta situação muito a sério. Por isso, gostávamos de alertar os nossos utilizadores e potenciais utilizadores sobre esta situação.

Como funciona a fraude:

1) O responsável publicita uma propriedade falsa no Idealista;

2) Quando a vítima responde ao anúncio, o responsável remove o anúncio e continua a conversa por e-mail fingindo ser um consultor que trabalha para a Flatio;

3) O responsável envia um contrato de arrendamento e faturas falsas para que a vítima faça um depósito bancário;

4) O responsável diz então que o pagamento foi recusado (mas fica com o pagamento efectuado) e pede à vítima uma segunda transferência;

5) O dinheiro nunca é devolvido e o responsável passa para a próxima vítima;

Exemplos de correspondência usados no esquema:

Veja alguns exemplos de correspondência entre uma vítima e um dos membros do esquema fraudulento abaixo. Tenha atenção a qualquer comunicação semelhante que possa receber. 


Na Flatio, levamos a segurança muito a sério. É por isso que nunca:

1) Solicitamos qualquer tipo de pagamento antes da assinatura de um contrato de arrendamento;

2) Transferimos qualquer parte do seu dinheiro para o proprietário até que saibamos que está na propriedade e está satisfeito com a mesma;

3) Enviamos faturas para pagamentos aos nossos clientes;

4) Aceitamos pagamentos fora da plataforma Flatio

5) Trabalhamos com terceiros que solicitam pagamentos dos nossos utilizadores ou potenciais utilizadores.

Pagamentos na Flatio

Todos os pagamentos são feitos através da plataforma da Flatio. Só aceitamos pagamentos depois da assinatura do contrato de arrendamento legal e vinculativo por parte do inquilino e proprietário. Não pagará nada ao proprietário até que tenha visitado a propriedade e nos dito que está feliz com ela. Se não estiver satisfeito, encontramos outro lugar para a sua estadia.

Segurança na Flatio

Todos os proprietários na Flatio são exaustivamente controlados e verificados para garantir a proteção dos nossos utilizadores de esquemas fraudulentos como este que está a acontecer no Idealista. Se algum anúncio parecer suspeito, será removido do site imediatamente (embora tal nunca tenha acontecido devido ao nosso serviço de verificação).

Sabemos que este esquema não tem nada a ver connosco e não temos nenhuma obrigação legal de informá-lo sobre isso, mas na Flatio, acreditamos na transparência e na confiança. Sem ela, a nossa plataforma não estaria onde está hoje. Queremos também tornar a indústria de arrendamentos melhor e mais segura.

O que fizemos (e estamos a fazer) sobre o esquema fraudulento no Idealista:

- Terminamos imediatamente a nossa parceria com o Idealista;

- Pedimos ao Idealista para adicionar um aviso no site, alertando os seus clientes sobre este esquema (o que o Idealista ainda não fez);

- Pedimos ao Idealista para examinar o processo de verificação dos proprietários para impedir que estes esquemas aconteçam novamente;

- Denunciamos o esquema à Polícia Judiciária em Portugal (onde as fraudes tiveram lugar) e na República Checa (onde temos nossa sede) e estamos em estreita comunicação com as Autoridades;

- Estamos a suportar as vítimas do esquema e a esclarecer qualquer dúvida que possam ter;

- Continuaremos a acompanhar a situação junto do Idealista para que seja feita uma atualização do seu processo de verificação (temos todo o prazer em partilhar o nosso processo), pois acreditamos que eles são responsáveis ​​por proteger os seus utilizadores.

No caso de suspeitar que foi uma vítima do esquema fraudulento que está a ser feito no site do Idealista, envie um e-mail para [email protected] e entraremos em contato imediatamente.


Recomendamos também que:

- Guarde todos os emails, comprovativos e outras provas de comunicações no âmbito da fraude;

- Imprima todos os documentos, e provas de comunicação, pois servirão como prova;

- Dirija-se à Polícia de Segurança Pública - PSP mais próxima da sua residência;

- Peça para fazer uma queixa formal contra um desconhecido, explicando a situação às Autoridades e anexando todas as provas recolhidas;

- No caso de ter transferido algum dinheiro para os responsáveis do esquema fraudulento:


- Contacte imediatamente o seu banco, denunciando a situação e tentando que o montante seja reposto na sua conta bancária;


- Reporte a fraude também através do site do Idealista. Este é o link de contacto.


Fique atento e tome cuidado,

Radim Rezek,

Co-fundador e CEO da Flatio

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