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8 Dicas Importantes para Senhorios na Madeira

27. Novembro 2021 · 4 minutos
Arrendar um imóvel na Madeira - quer seja através de quartos, apartamentos ou moradias - é um investimento bastante rentável. Mas para isso é necessário que seja gerido de uma forma apropriada. Os senhorios devem ter a capacidade de gerir bem o negócio de maneira a retirar o máximo de aproveitamento ao arrendá-lo.

Antecipar e planear são duas palavras-chave para o sucesso do aluguer. O segredo é definir procedimentos e estruturar o negócio, gerindo-o de uma forma mais organizada e, consecutivamente, mais tranquila. Neste artigo reunimos 8 dicas importantes para senhorios que queiram administrar a sua propriedade da melhor forma, maximizando o investimento e minimizando a carga de trabalhos.

1.Conheça bem a sua propriedade


Um dos primeiros passos para o sucesso do seu negócio de arrendamento é conhecer a sua oferta melhor do que ninguém. Analise os pontos fortes e fracos da sua propriedade, peça opiniões de amigos e familiares e garanta que o seu imóvel reúne as condições necessárias para começar a alugar. Um bom exercício neste sentido é colocar-se na pele do seu hóspede: durma na propriedade, teste o espaço e antecipe as necessidades que podem surgir da utilização diária do mesmo.

2.Decida o tipo de inquilino que gostaria de receber


Após analisar a sua oferta, isso vai ajudá-lo a definir o tipo de inquilino que irá atrair: estudantes, turistas, famílias, nómadas digitais ou trabalhadores remotos.

3.Defina corretamente o valor do aluguer


Para chegar ao valor correto da renda a cobrar ao inquilino, é preciso fazer contas e avaliar as despesas mensais da propriedade (impostos, seguros, contas de eletricidade, gás e internet e despesas de manutenção). Certifique-se que o valor da renda cobre todos os seus custos mensais e que é competitivo face à restante oferta que tem ao seu redor.

4.Promova corretamente a sua oferta


Uma vez definido o seu público-alvo, está na hora de escrever a descrição da sua propriedade e dar a conhecer um pouco mais de si aos seus potenciais hóspedes. Ao alugar através de uma plataforma digital como a Flatio, este será o primeiro ponto de contacto com os seus potenciais clientes e servirá como filtro do perfil que gostaria de atrair.

Enquanto alguns inquilinos estão apenas à procura de um lugar para pernoitar, grande parte valoriza a interação com o senhorio e procura conhecer mais sobre a cultura local. No momento da reserva, sugira ao inquilino fazer uma breve chamada de vídeo para personalizar a experiência e responder a eventuais dúvidas que ambos possam ter. Não se esqueça de manter o seu calendário de reservas atualizado, assim como a descrição e outras informações sempre que necessário.

5.Registe legalmente a sua propriedade e subscreva um seguro


Uma vez que as leis de arrendamento residencial mudam frequentemente, procure estar corretamente informado e registar a sua propriedade de acordo com a legislação local. Para tal, consulte um especialista na área (ex. contabilista) ou pesquise informação em fontes credíveis e certificadas. É recomendável escolher um bom seguro antes de arrendar a sua propriedade para proteger-se em casos de inundações, incêndios, ou danos maiores causados pelos inquilinos. Contudo, ao arrendar pela Flatio, a plataforma disponibiliza uma Garantia de Cobertura de Danos.

6.Estabeleça um procedimento de check-in claro e eficaz


Apesar de alguns senhorios optarem por self check-in, recomendamos que este seja presencial de forma a poder dar um lado mais humano, personalizar a experiência do hóspede e facilitar o preenchimento de documentos que sejam necessários. Preparar um pequeno manual de boas-vindas que será usado em todos os check-ins, é uma boa forma de poupar tempo e antever possíveis perguntas no futuro. Este manual pode ser em papel ou versão digital e deve conter todas as informações necessárias como password do wi-fi, contactos úteis, dicas e regras da casa. Se tiver tempo, liste os restaurantes e serviços que recomenda ao redor da propriedade, desta forma irá tornar a experiência do hóspede ainda mais personalizada.

7.Garanta que a propriedade está devidamente higienizada e organizada


Um espaço limpo e organizado deixa claro a mensagem que pretende passar ao seu inquilino, não só sobre a forma como espera que ele cuide do espaço, como também de como gostaria que a propriedade fosse entregue de volta na hora do check-out. Além disso, a pandemia do Covid-19 veio reforçar a importância de disponibilizar um espaço devidamente higienizado segundo as normas em vigor. Não se esqueça de deixar toalhas e roupas de cama suficientes para todos os hóspedes, assim como papel higiénico e outros consumíveis para os primeiros dias da estadia.

8.Esteja disponível para os seus inquilinos


Deixe claro como e em que momentos o hóspede pode contactá-lo, caso necessite de ajuda. Uma comunicação clara e transparente é essencial e evitará desgaste e perda de tempo ao longo da estadia. Caso seja reportado algum problema de manutenção, execute os reparos rapidamente. Ao aproximar-se da data de pagamento da renda, envie um lembrete ao seu inquilino.

Muitos proprietários têm tempo e experiência suficiente para lidar com a gestão da propriedade por conta própria, enquanto outros preferem contratar um agente ou empresa para fazê-lo. Decida qual é a melhor opção para si. As plataformas que mediam arrendamentos online são uma ótima opção para facilitar a vida dos senhorios que desejam ter o mínimo de preocupação com os seus arrendamentos. A Flatio, por exemplo, é especializada em arrendamentos de médio prazo e aproveita a automação dos processos para disponibilizar aos proprietários uma forma despreocupada de lidar com os seus arrendamentos.

Junte-se a centenas de senhorios que estão satisfeitos com a nossa plataforma! Tudo é feito online na Flatio, assim terá mais tempo e menos preocupações.

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