Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa

Como arrendar a minha propriedade na Madeira?

18. Outubro 2021 · 3 minutos
Apesar dos efeitos sentidos pela pandemia, a Madeira começa a mostrar sinais de clara recuperação no que toca ao número de visitantes que escolhem esta Ilha não só para passar férias mas também como residência temporária e, em alguns casos, permanente. No final de 2020, centenas de nómadas digitais e trabalhadores remotos vieram trazer uma lufada de ar fresco ao turismo regional e, em muitos casos, foram uma bóia de salvação tanto para o comércio local como também para o mercado do alojamento.

Simultaneamente, novas plataformas digitais de aluguer de propriedades adaptadas aos novos tempos e com maior flexibilidade começaram a marcar presença no território insular, como é o exemplo da Flatio. Se tem uma propriedade para arrendar (apartamento, casa ou moradia), este é o momento. Preparámos cuidadosamente para si este artigo que, de uma forma simples, reúne a informação necessária para começar a rentabilizar o seu imóvel, assim como algumas dicas para começar a arrendar a sua propriedade na Madeira.

Considerações legais a ter em conta ao alugar a sua propriedade na Madeira


A escolha do tipo de arrendamento (curta, média ou longa duração) vai determinar o enquadramento com qual regista a sua propriedade nas autoridades designadas para o efeito e, consequentemente, as considerações jurídicas e fiscais a ter em conta. Pode ainda combinar aluguer de curta e média duração com as diferentes épocas turísticas, de forma a maximizar os seus ganhos. Contudo, uma vez que cada caso é específico, e dadas as frequentes atualizações à legislação em vigor, aconselhamos procurar um profissional especializado que o ajude a encontrar a melhor opção para si.

É seguro alugar a sua propriedade na Madeira?


Ao anunciar a sua propriedade através da Flatio, um contrato simplificado é disponibilizado de forma a salvaguardar tanto o lado do senhorio como do inquilino. Desta forma, períodos de aluguer que podem ir de 15 dias a 12 meses ou mais, são mediados por um documento bilíngue e unificado, assinado eletronicamente por ambas as partes. A Garantia de Cobertura de Danos, é outra das funcionalidades desta plataforma, que protege o senhorio em casos de incidentes.

Dicas para preparar a sua propriedade para aluguer


Faça uma pequena análise do seu público-alvo tendo por base a localização A sua propriedade está localizada num centro urbano? Ou numa área rural imersa pela natureza? Está localizada próxima a um estabelecimento de ensino, perto da praia ou próxima a algum dos principais acessos à via-rápida? Existe uma comunidade de nómadas digitais na sua cidade - Ponta do Sol, Machico, Funchal, Santa Cruz ou Porto-Santo - ?

A partir desta análise, consegue perceber melhor qual o tipo de hóspedes que pode ter (ex. famílias, estudantes, professores, casais, trabalhadores remotos, etc.) e preparar a sua propriedade para recebê-los adequadamente.

> Conheça bem a sua oferta e a sua concorrência


Um dos primeiros passos a ter em conta ao alugar a sua propriedade é conhecer bem os seus pontos fortes e os que pode melhorar. Por exemplo, se a sua casa dispõe de uma varanda ampla com vista para o mar, esta característica ajudar-lhe-á a escolher o título ideal para a sua oferta de forma a atrair mais hóspedes. Analisar outras propriedades que estão disponíveis para alugar no seu bairro, é uma boa forma de perceber quais os seus principais pontos de diferenciação e de que forma se pode destacar dos restantes, assim como definir um valor de renda adequado.

> Invista em fotografias com qualidade e uma descrição pormenorizada


A qualidade das imagens que irá publicar online é crucial para o sucesso do aluguer da sua propriedade. Se tiver possibilidade, contrate um fotógrafo profissional para captar os melhores detalhes da sua casa. Caso não tenha essa hipótese, hoje em dia os smartphones vêm equipados com ótimas câmeras. Certifique-se de que pensa os cenários ao último detalhe e que captura as fotografias à luz do dia. O título escolhido para o anúncio deve refletir um ponto forte da sua propriedade e a descrição pormenorizada deverá ser disponibilizada em português e inglês. Não se esqueça de enumerar as principais atrações e serviços nos arredores.

> Adapte o espaço ao seu público-alvo


Colocar-se na pele do seu hóspede é um bom exercício para garantir que a sua oferta se adequa à expectativa. Peça opinião a amigos e familiares ou convide alguém para testar a funcionalidade e o conforto do espaço. Lembre-se que uma boa conexão à internet é essencial nos dias de hoje.

> Personalize a experiência e esteja disponível


A Madeira é conhecida pela sua excelente hospitalidade. Sabemos que a primeira impressão é determinante e um dos segredos para uma estadia de sucesso é um bom check-in. Oferecer uma iguaria regional à chegada dos hóspedes pode fazer toda a diferença. É importante também estar disponível caso o seu hóspede necessite de ajuda. Explique qual a melhor forma para ser contactado dependendo da urgência dos assuntos, de forma a que o hóspede sinta-se em casa. Como pode ver, alugar a sua propriedade na Madeira é um processo simples e uma boa forma de obter um rendimento extra, principalmente numa altura em que a Ilha está cada vez mais na moda.

Clique aqui para saber, passo-a-passo, como anunciar a sua propriedade na Flatio e começar a alugar brevemente.

Junte-se a centenas de senhorios que estão satisfeitos com a nossa plataforma! Tudo é feito online na Flatio, assim terá mais tempo e menos preocupações.

Partilhe este artigo: