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Dicas para arrendar a sua casa a turistas e atrair mais hóspedes

12. Julho 2021 · 4 minutos
Não há dúvida que arrendar a casa a turistas se pode tornar muito rentável. Seja durante todo o ano ou em época alta, arrendar a sua casa a turistas é sempre uma boa opção de rentabilidade. No entanto, é um mercado cada vez mais competitivo e existem inúmeros fatores que influenciam a decisão dos hóspedes sobre o local onde preferem ficar durante as suas férias. É importante ser competitivo e ter elementos diferenciadores de forma a atrair mais hóspedes e, consequentemente, ter uma maior rentabilidade.

Hoje em dia, o digital é um facilitador e o principal canal de vendas. A partilha da informação e as redes sociais podem fazer com que o seu imóvel chegue mais facilmente às pessoas. Contudo, estar online não basta e é necessário ter alguns cuidados e adoptar estratégias que conduzam a uma maior eficácia. Para tal, deixamos um conjunto de dicas e estratégias que podem ajudar rentabilizar melhor a sua casa e a atrair mais hóspedes:

Definir o preço


Antes de definir o preço, deve fazer uma pesquisa de mercado e analisar a concorrência. Esta pesquisa deve ter por base características como a localização, tipologia e outros benefícios que o alojamento possa oferecer comparativamente a outros alojamentos. Conhecer a concorrência permite-lhe saber se está a praticar preços acima ou abaixo de mercado. Se verificar que a concorrência está a praticar um preço abaixo do seu, é importante que crie valor acrescentado e tenha elementos diferenciadores que lhe permitam praticar um preço mais elevado.

A maioria dos alojamentos locais e hotéis apresentam uma tabela de preços dinâmica, com base na lei da oferta e da procura. É importante acompanhar estas tendências de mercado e uma das estratégias para conseguir atrair mais turistas com base do preço é a oferta de descontos em épocas especiais ou para estadias de maior duração. Por exemplo, os preços em época alta costumam ser superiores aos da época baixa, uma vez que existe uma procura maior. Fora da época de Verão, o mesmo se aplica à procura aos fins de semana e feriados versus dias de semana, que têm menos procura e, consequentemente, as tarifas costumam ser mais baixas.

Tornar a propriedade mais apelativa


A imagem vende e como tal, um espaço apelativo e uma boa fotografia pode ajudá-lo a rentabilizar a sua casa. As fotografias são o primeiro contacto que os turistas têm com o imóvel e são um factor decisivo para a reserva. Uma boa fotografia atrai mais cliques ao seu anúncio, sendo que quanto mais pessoas conseguir atrair para o seu anúncio, maior a probabilidade de se converter numa reserva.

Para tal, deve preparar o seu espaço e garantir que está limpo, arrumado e decorado como se fosse receber os seus hóspedes. Deve também escolher o horário com melhor luz para que as fotografias tenham muita luz natural e é igualmente importante que tenham boa resolução, que estejam focadas e que tenham bons ângulos para apanhar as divisões com amplitude.

Dê também importância ao exterior da propriedade e sempre que fizer sentido, tire fotografias à vista da casa. Jardins, terraços, piscina, rio, mar, campo, montanha e o pôr do sol são exemplos que vistas que não pode perder.

Ter atenção ao cliente e conseguir boas reviews


Quanto um turista procura uma propriedade para arrendar, as reviews são um dos principais motivos que influenciam a sua decisão. Num mercado competitivo e com muita oferta, é importante que o turista procura o máximo de informação para garantir que está a fazer uma boa escolha e o testemunho de outros hóspedes é considerado uma fonte credível.

Para tal, o primeiro passo é apostar na qualidade do seu serviço e fazer de tudo o que está ao seu alcance para deixar os clientes satisfeitos e superar as suas expectativas. A qualidade do atendimento, a limpeza, a oferta de serviços que o distinga da concorrência ou até mesmo a forma como solucionam um problema são fulcrais para que os seus clientes fiquem satisfeitos.

Assim, poderá ser mais fácil conseguir boas reviews de forma espontânea. Deve também incentivar os seus clientes a darem feedback, pois permite ficar a conhecê-los melhor: saber do que gostam, do que não gostam e ouvir as suas sugestões. Estas críticas e sugestões são reais e são realmente úteis para poder melhorar os seus serviços e conseguir atrair mais hóspedes no futuro.

Alternativa aos hotéis


Os hotéis têm a vantagem de ter vários serviços incluídos, como refeições, limpeza diária, room service e todo um conjunto de características com as quais é difícil competir. Contudo, abrace essas diferenças e tente tomar partido delas. O turista que opta pelo alojamento local em vez de optar por um hotel procura, guia-se pelo preço, mas também porque procura um tratamento mais próximo e personalizado. Assim, procure oferecer-lhe experiências que o distinga de um hotel, como uma experiência mais aproximada à realidade local e mais adaptada ao gosto de cada cliente.

Mimar os hóspedes


Quando viajamos procuramos algo diferente: pode ser um escape ao trabalho, conhecer uma cultura nova, descansar, etc. Independentemente da motivação que nos leve a viajar, gostamos sempre de ser bem recebidos e de ter uma experiência única. Como elemento diferenciador, mime os seus hóspedes e deixe uma oferta à sua chegada ou uma lembrança à sua partida.

Tanto pode optar por um conjunto de itens básicos como chás, cafés, fruta ou algo para comer que, certamente, saberá bem ter após umas longas horas de viagem, como poderá deixar algo tradicional da região. Também não deixe que eles percam tempo à procura de possibilidades e experiências.

Tome a iniciativa e seja você a oferecer essas sugestões. Crie uma experiência diferenciadora, que faça com que o seu hóspede queira voltar no futuro. Para além disso, se tiver uma experiência memorável, certamente irá referenciá-la a amigos e colegas, que é ainda uma das estratégias de marketing mais eficazes.

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