Todos sabemos que o processo de arrendamento pode ser demorado e burocrático. Depois do primeiro passo, que é a assinatura do contrato de arrendamento, é importante pensar em formas de manter os inquilinos satisfeitos e, idealmente, retê-los no longo prazo.
Faça manutenções regulares
Os inquilinos apreciam ser ouvidos. Sempre que houver algum pedido de manutenção por parte dos seus inquilinos, responda prontamente. Mesmo que o problema não possa ser resolvido de imediato, tranquilize-os garantindo-lhes que está a tomar as medidas necessárias. Não há nada mais frustrante para um inquilino do que os seus pedidos de manutenção serem ignorados. Comunique com clareza e honestidade. Isto gera mais confiança na relação com os locatários.
Entenda as necessidades do inquilino
Quando arrendamos ou compramos uma propriedade, vemos aquele espaço como um refúgio quase que sagrado. A grande maioria das pessoas preza muito a sua privacidade, portanto minimize as visitas de inspeção e evite ao máximo qualquer tipo de perturbação à rotina do inquilino. Claro, existem situações inesperadas e inevitáveis, mas desde que avise a visita com alguma antecedência, e respeite o tempo e espaço do inquilino, não haverá problema.
Faço-os saber que podem confiar em si
Como senhorio ou gestor da propriedade, certamente deseja lidar com um inquilino que seja confiável, respeitoso e responsivo, então nem é preciso dizer que o seu inquilino deseja o mesmo em troca. Procure atingir o equilíbrio entre ser profissional, e ao mesmo tempo ser apenas uma pessoa com quem possam criar uma relação.
Ofereça-lhes incentivos para renovar o contrato
Isto pode ser um fator decisivo quando o inquilino está a considerar a renovação do contrato de arrendamento. De acordo com cada situação e propriedade, oferecer incentivos que sejam atraentes para os inquilinos, fará com que se sintam apreciados e valorizados, o que pode incentivá-los a arrendar a sua propriedade por um longo período.