Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa

Como ser um excelente senhorio para nómadas digitais na Madeira?

8. Novembro 2021 · 3 minutos
A Madeira é neste momento um dos destinos mais procurados por nómadas digitais e trabalhadores remotos vindos de várias partes do mundo, sobretudo de outros países da Europa. Este novo tipo de inquilinos - atraídos pela hospitalidade, beleza natural, clima e custo de vida acessível da Ilha - são pessoas que gostam de viajar e aproveitam o facto de poderem trabalhar à distância para conhecer diferentes sítios e culturas. E como moradores temporários - no mínimo um mês - têm necessidades específicas no que toca ao alojamento. Este artigo é dedicado a quem procura ser um excelente senhorio para nómadas digitais na Madeira. Irá ajudá-lo a aumentar a taxa de ocupação da sua propriedade e evitar que a mesma fique vazia por longos períodos de tempo.

O que são nómadas digitais e trabalhadores remotos?


O trabalho remoto não é um fenómeno recente, mas foi acentuado exponencialmente devido à pandemia. Mais do que nunca, é possível trabalhar a partir de um computador ligado à internet, em qualquer parte do mundo. E esta possibilidade veio trazer uma nova categoria de "trabalhadores-turistas" que aproveitam para viajar e conhecer novas culturas, ao mesmo tempo que aproveitam as maravilhas do trabalho remoto. Alguns trabalham a partir de cafés, outros a partir de espaços de co-working, mas muitos preferem ficar em casa para conseguir um foco mais otimizado. E é aqui que pode fazer a diferença: ao preparar a sua propriedade tendo em conta as necessidades específicas destes inquilinos.

As características e conforto do espaço são mais importantes do que a localização


No mercado tradicional do alojamento local, a localização é determinante para garantir uma boa taxa de ocupação. No entanto, ao arrendar a sua propriedade para nómadas digitais, o conforto e adaptação do espaço de trabalho em casa podem ser mais importantes do que ter uma propriedade no centro da cidade. Uma vez que estes inquilinos permanecem mais tempo no alojamento, oferecer um lugar confortável e cómodo para viver e trabalhar é, grosso modo, uma das chaves para ser um excelente senhorio para nómadas digitais na Madeira.

Preparar a sua propriedade para hospedar nómadas digitais na Madeira


Uma ligação rápida e estável de internet sem fios, uma secretária espaçosa, uma cadeira de escritório ergonómica e uma iluminação adequada são pontos essenciais. Se possível, reserve um espaço da sua propriedade para ser usado como escritório, separando assim a zona de descanso da zona de trabalho.

Os nómadas digitais costumam viajar apenas com o essencial e os seus equipamentos eletrónicos de trabalho. Nesse sentido, procuram propriedades mobiliadas, bem decoradas e equipadas. Garanta que tem tomadas de eletricidade ao longo da casa, de forma a que os hóspedes possam facilmente carregar os seus equipamentos eletrónicos. Pode também disponibilizar adaptadores de tomada internacionais. Como ficam por períodos normalmente superiores a um mês, é importante fazer com que se sintam em casa.

Pequenas coisas como uma pequena prateleira para livros/papelada e um ecrã de secretária tornarão a sua oferta ainda mais atrativa (por um custo que rapidamente consegue recuperar). Este tipo de inquilinos procura um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Estão atentos à sua saúde física e mental. Se tem um espaço exterior ou mesmo um canto da sala caso esta seja espaçosa, disponibilize um tapete para yoga e acessórios de exercício físico.

São estes pequenos detalhes que podem fazer a sua oferta se destacar no mercado. Prepare uma lista prática do comércio, serviços e restaurantes por perto. Grande parte do tempo destes inquilinos é dedicado ao trabalho e, quando não sobra tempo para cozinhar refeições, é bom saber com o que contar na vizinhança. Esteja disponível e atento. Cada inquilino tem necessidades específicas e o importante é fazê-los sentir em casa, na medida do possível.

Conte com a Flatio para ajudá-lo a atrair nómadas digitais e trabalhadores remotos para a sua propriedade. Se tem uma casa, apartamento, villa ou quarto disponíveis, pode registá-la gratuitamente na plataforma. A Flatio é especializada neste público-alvo e conta com uma equipa de profissionais disponíveis para ajudá-lo no processo de arrendar e divulgar a sua propriedade.

Junte-se a centenas de senhorios que estão satisfeitos com a nossa plataforma! Tudo é feito online na Flatio, assim terá mais tempo e menos preocupações.

Partilhe este artigo: