Iniciar sessão como inquilino Iniciar sessão como senhorio Iniciar sessão como empresa

Como arrendar um quarto na Madeira?

1. Novembro 2021 · 3 minutos
Por norma, as casas dos madeirenses costumam ter um ou mais quartos vagos que são utilizados para arrumações, escritórios raramente utilizados, ou mesmo espaços de lazer que acabam por servir apenas como decoração. Durante a pandemia, as pessoas começaram a procurar formas de rentabilizar as suas propriedades e obter um rendimento extra. Alugar quartos é, sem dúvida, uma delas. Neste artigo reunimos dicas práticas, considerações e instruções passo-a-passo do que necessita para começar. Arrendar um quarto na Madeira não só é uma ótima forma de ganhar um rendimento extra como também de conhecer novas pessoas, culturas e línguas. Caso pretenda arrendar a sua casa inteira, clique aqui

Preparar um quarto para arrendar na Madeira


Com a Flatio, o processo de arrendar quarto na Madeira é feito com recurso a tecnologia de ponta num processo 100% online. Uma das primeiras etapas para arrendar quarto é explorar aquilo que tem ao redor da sua propriedade. A sua localização vai determinar de certa forma o tipo de inquilinos que deseja receber: estudantes, nómadas digitais, trabalhadores sazonais, grupos de amigos, turistas ou famílias. Depois, perceber o tipo de quarto que tem - individual, duplo, casal ou múltiplo - será também importante para a construção do seu anúncio.

Em seguida, faça uma lista de tudo o que tem para oferecer: destaque os pontos mais positivos mas seja também honesto naquilo que poderia melhorar. Se estiver com dúvidas sobre qual o preço adequado para a sua oferta, faça uma análise de concorrência. Pesquisar ofertas semelhantes na sua freguesia vai ajudá-lo não só a perceber melhor o que o diferencia dos demais, como também entender as necessidades dos inquilinos através das avaliações dos mesmos.

Certifique-se que o valor estipulado para a renda inclui gastos correntes como água, eletricidade, internet, etc. Está na hora de escrever uma descrição completa e cativante sobre a sua oferta, pelo menos em duas línguas diferentes. Incluir uma breve descrição do perfil dos moradores da casa ajudá-lo-á a certificar-se que atrai os inquilinos que procura. Não se esqueça de apostar em boas fotografias das diferentes divisões da casa.

Considerações práticas de alugar um quarto na Madeira


É importante que o quarto esteja mobiliado de acordo com o tipo de inquilino que deseja receber. Por exemplo, caso decida alugar o quarto a nómadas digitais, é crucial disponibilizar uma secretária e cadeira confortáveis assim como uma ligação à internet de alta velocidade. Seja original na decoração, mas deixe espaço utilitário e visual para o hóspede ambientar-se à sua nova casa.

Aposte nas áreas comuns: podem fazer toda a diferença no momento de decisão do inquilino. Se por um lado alguns hóspedes procuram privacidade e sossego, outros privilegiam momentos de desconcentração e partilha ao final do dia. Seja claro nas regras da casa e nas responsabilidades de cada um: quando se trata de arrendar quartos, planear e comunicar são chaves para o sucesso e tranquilidade do negócio.

Promover e gerir o aluguer do seu quarto


Uma questão importante a ter em conta é a gestão do calendário de reservas: gerir as reservas com atenção evita sobreposições, problemas e trabalho extra. A Flatio disponibiliza uma aplicação móvel em IOS e Android que o permite comunicar antecipadamente com os seus possíveis inquilinos, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Antes de aceitar uma reserva, leia o perfil do inquilino para conhecê-lo melhor de antemão. Pode sempre solicitar um vídeo de apresentação por mensagem direta caso queira saber mais sobre o mesmo. No que toca à promoção da sua oferta, conecte-se com o seu público-alvo através das redes sociais: grupos de Facebook, whatsapp e outras redes são uma ótima forma de angariar novos hóspedes.

Durante a estadia


Sabemos que a primeira impressão é fundamental. Receber os novos inquilinos com um simples kit de boas vindas pode fazer toda a diferença. Sinta-se à vontade para partilhar um pouco da cultura local com os seus hóspedes. Eles são, por norma, muito curiosos, principalmente se vindos do estrangeiro. Converse com os seus hóspedes para perceber se eles têm tudo o que necessitam.

Como cada pessoa tem necessidades diferentes, a personalização da experiência vai certamente aumentar a probabilidade de uma boa avaliação e, consecutivamente, mais inquilinos no futuro. Caso alguma situação inesperada aconteça, comunique sempre com a Flatio. A plataforma disponibiliza não só um contrato simplificado que protege ambas as partes como também uma Garantia de Cobertura de Danos em caso de incidentes.

Em suma, arrendar um quarto na Madeira é uma ótima forma de acolher pessoas, enriquecer conhecimentos, praticar novas línguas e ainda obter um rendimento extra. Clique aqui para começar a arrendar quartos através da Flatio!

Junte-se a centenas de senhorios que estão satisfeitos com a nossa plataforma! Tudo é feito online na Flatio, assim terá mais tempo e menos preocupações.

Partilhe este artigo: