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Central de Ajuda Ajuda para Senhorios StayProtection para senhorios O que é que o Rental Insurance da Flatio cobre e o que é que está excluído?
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O que é que o Rental Insurance da Flatio cobre e o que é que está excluído?

O Rental Insurance da Flatio - Powered by AXA, faz parte do nosso plano StayProtection para Senhorios, que representa um pacote de proteção abrangente para si e para a sua propriedade. É fornecido exclusivamente para os senhorios da Flatio e é totalmente gratuito! Pode utilizá-lo para todas as suas reservas que não requerem o pagamento de uma caução (pode ler mais sobre isto aqui).

O que é que está coberto?

O nosso Rental Insurance é composto por 3 pacotes diferentes - seguro de responsabilidade civil, seguro de serviços de assistência e seguro jurídico - e cobre, portanto, vários aspectos.

  • Danos na propriedade
    • Cobrimos quaisquer danos acidentais e súbitos causados por um(a) inquilino(a) da Flatio na propriedade arrendada, incluindo danos causados pelos seus cães ou gatos!
    • Tenha em atenção que o Rental Insurance não substitui o seguro de casa ou de propriedade - pode ler sobre como se complementam neste artigo.
  • Danos causados a terceiros
    • Imagine que o(a) seu(sua) inquilino(a) deixa a água a correr e isso provoca uma fuga no teto do vizinho de baixo! Fique descansado, mesmo estes custos inesperados podem ser cobertos pelo seguro.
  • Perda de rendimentos
    • A perda de rendimentos representa situações em que não pode alojar um inquilino porque o anterior causou danos significativos na propriedade. A cobertura estende-se até ao equivalente a dois meses de renda!
    • Tenha em atenção que, para reclamar este benefício, o primeiro inquilino, ou seja, aquele que causou os danos e, portanto, a situação de perda de rendimento, deve ter assinado um contrato de arrendamento através da Flatio (e não através de outra plataforma de aluguer).
  • Avarias
    • Se surgir algum tipo de avaria, a AXA Assistance está à distância de uma chamada. Quer você ou o(a) seu(sua) inquilino(a) estejam a lidar com problemas de canalização, infestações de pragas ou qualquer avaria de electrodomésticos, nós tratamos de tudo.
    • NOTA IMPORTANTE: Os serviços de assistência prestados para avarias de electrodomésticos têm determinadas condições para que o seguro seja aplicável. Em primeiro lugar, o eletrodoméstico deve ter menos de 7 anos. Em segundo lugar, o preço mínimo do eletrodoméstico no momento da compra deve ser de 100 euros. Estas regras aplicam-se a todos os aparelhos, com exceção dos aparelhos de ar condicionado.
  • Assistência informática
    • Também tem direito a duas consultas de 60 minutos com um apoio informático extremamente experiente para resolver eventuais problemas com a sua ligação à Internet.
  • Proteção jurídica
    • Em caso de litígio com o seu inquilino, oferecemos-lhe uma assistência jurídica que terá em conta os seus interesses.

Para todas estas situações, a AXA coloca à sua disposição um apoio em linha 24 horas por dia, 7 dias por semana! Assim, podes ter a certeza de que terás a ajuda de que precisas, sempre que precisar.

Entre outras coisas, uma das grandes vantagens do nosso Rental Insurance é que cobre problemas de ar condicionado que normalmente não estão cobertos em plataformas de arrendamento semelhantes.

Na tabela abaixo, também pode ver como o nosso seguro se compara, em geral, aos planos oferecidos por outras grandes plataformas de arrendamento de casas em março de 2023.

Flatio Seguro da concorrência***
Seguro de responsabilidade civil (20 000 EUR*)
Danos patrimoniais
Danos causados por cães/gatos
Danos causados a terceiros
Perda de rendimentos**
Seguro de serviços de assistência (500 EUR*)
Degradação
Exterminação, controlo de pragas e desinfeção
Encravamento de portas e fechaduras
Reparação de electrodomésticos
Assistência informática (2 consultas de 60 minutos)
Seguro de proteção jurídica (1000 EUR*)
Resolução do caso num prazo máximo de 30 dias
Suporte online 24/7

*O montante indicado é para 1 contrato de arrendamento.

**Esta cobertura aplica-se apenas quando o senhorio(a) não consegue alojar um novo inquilino(a) devido a danos causados pelo inquilino(a) anterior e não cobre rendas não pagas. A perda de rendimentos é limitada ao equivalente a dois meses de renda.

***A comparação baseia-se em dados das principais plataformas concorrentes em Março de 2023. Para mais informações sobre detalhes específicos, limitações e exceções, consulte este artigo.

 

O que não está coberto? 

O Rental Insurance não cobre os casos em que os danos sofridos eram previsíveis ou conhecidos no momento da subscrição do seguro e não abrange os danos causados por processos graduais ou de longa duração.

Além disso, se for declarado (por exemplo, num relatório policial ou médico) que as acções do inquilino estão diretamente relacionadas com abuso de substâncias ou atividade criminosa por parte do inquilino, os danos também não serão cobertos pelo seguro, uma vez que esta é uma das exclusões. No entanto, se o inquilino se recusar a pagar os danos, tem o direito de recorrer à proteção jurídica prevista pela AXA.

Também não cobre alguns outros casos, incluindo (mas não se limitando a): 

  • Danos causados a dinheiro
  • Danos ou perda de objectos de arte e de valor
  • Perda de rendimentos que não seja causada pela sua incapacidade de alojar um novo inquilino devido a danos causados pelo inquilino anterior (por exemplo, rendas não pagas)
  • Desgaste (danos causados pela utilização normal)
  • Excesso de custos de serviços públicos
  • Limpeza (Nota: A limpeza não é coberta pela AXA ou pela Flatio, mas a AXA Assistance pode prestar assistência jurídica para o ajudar a conseguir que o inquilino pague a limpeza).
  • Danos ocorridos em áreas comuns de edifícios de apartamentos e propriedades com mais de um apartamento, por exemplo, corredores, escadas, sótãos e caves comuns
    • NOTA: Se houver objectos danificados ou em falta nas áreas comuns do edifício a que os outros inquilinos têm acesso (por exemplo, a porta de entrada do edifício, as escadas, o jardim, etc.), o seguro não pode ser reclamado. No entanto, nos casos em que existam zonas comuns dentro da própria unidade de aluguer (por exemplo, se alugar um quarto separado num apartamento com uma cozinha partilhada), pode ainda assim requerer o seguro e o seu pedido será considerado na totalidade.

Em cada caso, podem aplicar-se determinadas condições à cobertura do seguro. Para saber mais sobre o que está e o que não está coberto pelo Rental Insurance - Powered by AXA, consulte a Apólice de Seguro Geral. Também pode consultar o Folheto Informativo sobre o seguro, que contém uma visão geral rápida, e a Apólice de Seguro de Grupo (disponível apenas em checo) que representa o contrato de cooperação entre a Flatio e a AXA.

 

Veja alguns exemplos de casos

#1: O inquilino mudou-se, deixando uma mesa desarrumada e danificada

Temos duas questões a tratar aqui - a mesa danificada e a necessidade de limpeza.

No caso da mesa danificada, o procedimento é bastante claro. Contacte a AXA Assistance e forneça todas as informações e documentos necessários (fotografias do antes e do depois, recibo de compra da mesa, etc.). Após a sua avaliação e posterior aprovação, a AXA assegura o reembolso da mesa danificada.

A questão da limpeza requer uma abordagem ligeiramente diferente, uma vez que não é tradicionalmente uma despesa segurável. No entanto, pode solicitar apoio jurídico que faz parte do seu pacote de Rental Insurance, permitindo-lhe processar o(a) inquilino(a) para obter o reembolso adequado. Com a orientação profissional da AXA, pode trabalhar com confiança para encontrar uma solução.


#2 O cão do inquilino danificou o chão e o inquilino partiu o lava-loiça

Apesar de nunca nos termos deparado com um problema deste tipo, garantimos que qualquer objeto danificado dentro da sua propriedade está coberto - mesmo os danos causados pelo cão ou gato do inquilino. Por conseguinte, se descobrir algum equipamento danificado na unidade de aluguer após a estadia do seu inquilino, contacte a AXA Assistance e forneça-lhe toda a documentação necessária.

Tem direito a um pedido de indemnização do seguro de responsabilidade civil até 20 000 €, desde que todos os documentos necessários sejam apresentados e os danos estejam diretamente relacionados com a unidade de aluguer.


#3 Um bolor foi descoberto após a partida do inquilino

O bolor é classificado como um dano resultante de processos graduais ou de longo prazo, desenvolvendo-se normalmente ao longo do tempo devido a problemas de humidade persistentes. Por este motivo, os problemas de bolor não se enquadram no âmbito do nosso Rental Insurance.


#4 O arrendatário deixou o imóvel sem lhe devolver as chaves

Se a entrega do imóvel não for feita pessoalmente, há a possibilidade de ficar sem as chaves. Nesse caso, recomendamos sempre que mude as fechaduras - e com o Rental Insurance, os custos estão cobertos.

#5 O inquilino não pagou o aluguer

Embora o não pagamento da renda não esteja coberto pelo Rental Insurance, é uma situação que pode geralmente ser evitada se seguir as nossas recomendações. Se se deparar com esta situação, aconselhamo-lo a agir rapidamente e a rescindir o contrato de arrendamento por violação grave logo que o inquilino tenha 7 dias de atraso no pagamento. Graças ao nosso sistema de pagamento, o inquilino poderá sair rapidamente e sem qualquer custo a pagar.


#6 Rebentamento de canos

Os canos rebentados no edifício onde se encontra o imóvel arrendado não estão cobertos pelo Rental Insurance e devem ser cobertos pelo seguro do edifício. No entanto, se ocorrer um rebentamento de um cano dentro da propriedade alugada, o nosso Rental Insurance pode oferecer cobertura.


#7 Uma máquina de lavar avariou-se durante a estadia do inquilino

Se o seu inquilino descobrir que a máquina de lavar roupa (ou qualquer outro eletrodoméstico) não está a funcionar como devia, não se preocupe! Tanto você como o seu inquilino podem contactar a AXA Assistance para obter ajuda. Em alguns países (por exemplo, Chéquia, Hungria, Polónia e outros), a AXA pode mesmo enviar o seu próprio técnico que chegará rapidamente para resolver o problema. Se este serviço não estiver disponível no seu país, pode telefonar a um reparador local e a AXA estará lá para tratar dos custos até 500 €.

Não se esqueça de que, para que a cobertura seja aplicável, o aparelho deve ter menos de 7 anos e o preço mínimo do aparelho no momento da compra deve ser de 100 euros, a menos que se trate de problemas com o ar condicionado.


#8 O inquilino perdeu as chaves e não consegue entrar no imóvel

Mais uma vez, a AXA Assistance está aqui para si e para o seu inquilino! Contacte-os o mais rapidamente possível para chamar um serralheiro ou cobrir os custos necessários.


#9 Problemas de ligação à Internet

Caso o seu inquilino tenha algum problema com a ligação à Internet, ambos têm a opção de contactar a AXA Assistance e obter duas sessões de 60 minutos com especialistas em TI, que ajudarão efetivamente a resolver o problema.


#10 O inquilino
roubou um ferro de engomar e recusa-se a pagar as despesas

Se se encontrar numa disputa com o seu inquilino, pode procurar assistência jurídica para este tipo de questões. A equipa jurídica da AXA ajudá-lo-á a atingir os seus objectivos de forma profissional.

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