Descubra como lidamos com os relatórios DAC7 dos senhorios, o que eles incluem e o que cada informação relatada significa na prática.
Quando é que o relatório DAC7 se aplica a mim e como é calculado?
Todos os anos, em janeiro, a Flatio precisa de fornecer às autoridades fiscais o relatório DAC7 dos nossos senhorios para o ano civil anterior. De acordo com esta diretiva (pode ler mais sobre isso neste post do nosso blog), criamos um relatório DAC7 separado para cada informação de faturação ativa que:
- tenha um endereço de faturação dentro da União Europeia, ou
- esteja ligado ao aluguer de uma propriedade localizada dentro da União Europeia.
Se isto o afetar, pode encontrar os seus relatórios anuais e trimestrais com todos os detalhes na aplicação Os Meus Alugueres > O Meu Perfil > Informação de faturação. Cada relatório inclui as seguintes informações:
1. Entradas
As entradas representam o número de contratos de arrendamento com a data de início dentro do período dado.
Nota: Se assinou vários contratos no ano passado, mas alguns desses inquilinos ainda não se mudaram e só se mudarão no ano seguinte, eles não serão incluídos no relatório do ano passado, mas sim no relatório do ano seguinte.
Por exemplo, se assinou 6 contratos de arrendamento no ano de 2024, mas apenas 4 inquilinos se mudaram nesse ano e os 2 restantes ainda se mudarão durante 2025, o relatório de entradas de 2024 mostrará apenas 4 entradas.
2. Ganhos
Os ganhos (ou seja, o seu rendimento contabilístico) representam os montantes que processámos dentro do período dado, ou seja, as rendas que lhe enviámos + as comissões que cobrámos dentro do período dado.
Nota: Não consideramos quando o(a) inquilino(a) pagou o preço do arrendamento, mas apenas consideramos quando lhe enviámos a renda e cobramos a taxa do senhorio (o que é feito no mesmo dia, sempre na data de entrada ou após a entrada do(a) inquilino(a)).
Por exemplo, se um(a) inquilino(a) pagou a renda em dezembro de 2023, mas nós a encaminhámos para si (e, portanto, também cobramos a comissão) em janeiro de 2024, incluiremos os montantes no relatório de 2024. Por outro lado, se um(a) inquilino(a) pagou a renda em 2024, mas será processada durante 2025, incluiremos este montante de ganho apenas no relatório de 2025.
3. Taxas de comissão
As taxas de comissão (ou seja, as suas despesas contabilísticas) representam o montante das taxas do senhorio que deduzimos dos seus ganhos, o que é sempre feito no mesmo dia em que enviamos a renda para a sua conta bancária.
4. Impostos pagos
E, finalmente, partilhamos os montantes de impostos que pagámos às autoridades fiscais locais das comissões cobradas dentro do período dado.
O relatório DAC7 é baseado apenas nas informações disponíveis para nós sobre os detalhes de faturação que introduziu. Se encontrar alguma discrepância no seu relatório, por favor contacte a nossa equipa de Apoio ao Cliente o mais rápido possível. Lembre-se de que é necessário sempre indicar o problema exato em detalhe e mencionar a informação correta para que possamos iniciar a investigação imediatamente.